quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Plantas Carnívoras....




                                                   fotos: Mari

Espécies de vegetais que por uma questão de sobrevivência em solos pobres em nutrientes desenvolveram capacidades e artifícios de tirar do meio ambiente suas necessidades.
Geralmente suas folhas imitam as formas, cores e odores das flores, isso para atraírem insetos que ficam aprisionados nessas bolsas e acabam morrendo transformando-se em alimentos para elas.
Não...não vamos condená-las mas sim compreendê-las, cada um sabe de si e onde o sapato aperta.
E olha como a natureza é sábia, essas tampinhas que estão acima desses saquinhos são para proteção contra chuva, para que os líquidos que são segregados por elas não se dissolvam.
Atualmente são conhecidas mais de 500 espécies dessas plantas e só no Brasil existem mais de 80espécies.
Bem....o assunto é vasto e interessantíssimo mas eu só queria deixar registrado essas intrigantes  plantinhas que foram clicadas no Mercado de  Flores.

9 comentários:

  1. Sou extremamente fascinada por plantas carnívoras, estou terminando de construir minha casinha e já estou pesquisando as que utilizarei em vasos e jardim, gostei muito do post.

    ResponderExcluir
  2. Olhe só que interessante...eu conhecia uma, mas bem diferente desta da foto! Adorei o post e a explicação, valeu!
    Bjs, boas energias, bons pensamentos e linda quarta-feira!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  3. OLÁ MINHA QUERIDA

    EU JÁ CONHECIA ALGUMAS E ESTAS TAMBÉM!!!
    CONFESSO QUE ME FASCINA A ESPÉCIE PELAS FORMAS, PELO QUE CONSEGUE FAZER POR SI PRÓPRIA, MAS...DO MEU JARDIM NÃO FAZ PARTE,NEM ME SEDUZ PARA VIR A FAZER!!!

    PARABÉNS PELA MOSTRA!!!

    LÍDIA

    ResponderExcluir
  4. Intrigantes mesmo, a natureza é fantástica.
    Cheirinho de mato e beleza de flor pra vc ;]

    ResponderExcluir
  5. que coincidência Mari
    ontem fui passear no garden,e tinha uma plantinha igual a essa,
    nao sei porque ,mas eu não gosto dela,a ideia que è carnívora,mexe comigo.
    a planta estava em promoção,mas não comprei.
    e quanto a cadeira,acho que vai parar no mercado das pulgas mesmo rsrs


    bacione

    ResponderExcluir
  6. Mari
    Compramos uma plantinha desta para João mas não durou um mês e morreu!
    Me fazia muita confusão ve-la,confesso que até gostei que ela tenha morrido.
    De vez em quando via uma mosca dentro dela.Tenho sempre a casa fechada de verão e inverno e só abro algumas janelas quando faça faxina para arejar e depois fecho rapidamente.Mas percebi que moscas estavas entrando em casa,era João abrindo as janelas para as moscas entrarem,peguei-o no flaga e ele me diz: mamon,minha plantinha precisa de alimento..kkkk..bjkas

    ResponderExcluir
  7. Olá Mari!! Primeiro quero parabenizar pelo bom gosto de seu blog..gostei muito e segundo meu sonho é conhecer uma planta dessa!! Já estou te seguindo.Bjs.Sandra

    ResponderExcluir
  8. É a possibilidade que me faz continuar e não a certeza. Uma espécie de aposta da minha parte.
    E embora me possam chamar sonhadora, acredito que com Deus tudo é possível..
    Sinto muitas saudadesde você .. Um abençoado e feliz final de semana beijos,,Evanir..

    ResponderExcluir